Seja bem-vindo ao Universo Humano!


HISTÓRIA DO BRASIL: IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF - 12/05/2016

O Senado Federal decidiu em votação simples, a abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Segundo o site do jornal EL PAÍS deste dia 12, Dilma é acusada por crime de responsabilidade com base em dois aspectos: emissão de seis decretos de crédito suplementar em 2015 sem a autorização do Congresso, o que é contestado pela defesa de Dilma; e pedalada fiscal (cobriu débitos do Plano Safra com dinheiro do Banco do Brasil - operação de crédito considerado irregular), também contestado pela AGU. Pedaladas fiscais de 2014 (por serem de mandato anterior) e suposto envolvimento da presidenta no escândalo de corrupção na Petrobrás - Operação Lava-Jato - (por ser uma inferência), não constam no relatório de acusação. 
    
Com o afastamento da Presidenta Dilma Rousseff por até 180 dias, o vice-presidente Michel Temer assume o cargo com um grande desafio pela frente. Temer será desafiado pelos eleitores de Dilma e pelos esperançosos manifestantes que apoiaram o impeachment, a fazer o que Dilma não fez: unir o país (como afirma o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso em entrevista à Rádio CBN, 12/05/2016), e evitar cometer os mesmos erros que ela cometeu.

Michel Temer  será desafiado ainda a criar políticas para ajudar a recuperar o crescimento econômico, de forma a inibir a recessão; manter os direitos sociais conquistados pelos menos favorecidos da sociedade; criar estratégias de governo capazes de atrair investidores nacionais e internacionais, o que poderia gerar mais empregos, resultando assim, na diminuição da taxa de desemprego, que está preocupando todo o Brasil; diminuir a taxa de inflação; restaurar a confiança dos empresários em investir neste país; combater a corrupção; ''enxugar'' ministérios; cortar gastos; diminuir impostos; tentar atender anseios diversos de milhões de brasileiros que veem nele (o Temer) uma saída para a crise; etc.
  
Diante de tal cenário, é preferível ter cautela ao falar sobre o assunto, visto que nem os jornalistas ou especialistas no assunto veem facilidade em comentar o momento crítico do país. Desta forma, é bom que sejam avaliados todos os pontos, de todos os ângulos possíveis antes de tirar conclusões, isto é, esperar o desenrolar do processo de impeachment que ainda será julgado.

Um comentário: